Terapias Holísticas, Espiritualidade, Formação e Desenvolvimento Humano
Pirâmide Espiritual Terapias
DALILA MONTEIRO

Reiki
REIKI o que é?
"Rei" é designado de energia universal e "Ki" significa energia vital. Assim sendo, Reiki é energia Universal (Rei) a fluir e a manifestar-se no corpo físico (Ki).
Reiki é uma terapia natural complementar e um sistema de desenvolvimento humano: não é uma terapia alternativa e não substitui os cuidados médicos convencionais.
Todos os terapeutas Reiki estão impedidos de fazer diagnósticos clínicos e estão sujeitos a uma conduta de atuação de acordo com o código de ética profissional e que inclui o sigilo profissional.
Níveis de Reiki
Todos os níveis de formação em Reiki Usui Shiki Ryoho por mim ministrados, tem por base a frequência de um curso organizado num formato de aprendizagem e prática, num total aproximado de 56 horas:
Nível 1 - SHODEN: 8 A 9 Horas (2dias) + encontros de Reiki mensais, pós-formação
Nível 2 - OKUDEN: 8 A 9 Horas (2dias) + encontros de Reiki mensais, pós-formação
Nível 3 A - SHINPIDEN: 16 Horas (3 a 4 dias) + encontros de Reiki mensais, pós-formação
Nível 3 B (ou nível 4) – MESTRADO/ GOKUKAIDEN: 8 a 9 Horas (2 dias) + pré-requisitos de 10 a 20 horas de prática, em casa.
Shin-Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho
O nome extenso do método original criado por MIKAO USUI, que significa algo como "Método de Cura Reiki para a Melhoria do Corpo e da Alma". É simultaneamente uma arte japonesa de cura holística - (que significa tratar o ser humano no seu todo, como ser físico, energético, emocional, mental e espiritual) - e um sistema de desenvolvimento humano e espiritual.
Dele fazem parte um considerável número de práticas e técnicas de cura energética, de auto melhoramento, meditação, reprogramação, e de desenvolvimento pessoal e espiritual.
Mikao Usui
Mikao Usui nasceu a 15 de Agosto de 1865 na aldeia Taniai-mura (atualmente Miyama-cho), em Gifu. Usui não terá sido um homem de grandes posses, aliás sempre viveu de forma modesta. Usui teve muitas profissões: foi jornalista, depois trabalhou como orientador numa prisão, assistente social, empregado numa empresa, e missionário Xintó. No final da sua carreira, tornou-se funcionário público.
Em 1919, decidiu entregar-se à prática profunda de meditação e do Budismo Zen, com a finalidade de alcançar esse tal supremo estado, e para isso recolheu-se num Templo monástico em Kyoto. Ao fim de três anos, não conseguiu alcançar o que tanto tinha procurado. Usui Sensei permaneceu cerca de 20 dias na posição de gassho, num estado de vazio interior, sem qualquer pensamento na sua mente.
Enquanto permanecia num pequeno santuário na montanha, já de noite, sentiu como se tivesse sido atingido por um raio na testa, perdeu os sentidos. A sua perceção do tempo desapareceu, e quando recuperou a consciência, sentiu o seu corpo vibrante, com uma energia tremenda. Nunca antes se sentira tão profundamente relaxado, com o corpo e a mente plenos de luz e energia. Esta foi a forma como ele experimentou o Reiki pela primeira vez.
No caminho tropeçou numa raiz, e arrancou uma unha do pé, começou a sangrar. Ao colocar instintivamente as mãos sobre o pé durante algum tempo, verificou que o sangue tinha estancado e que a dor tinha misteriosamente desaparecido.
O misterioso dom de cura que tinha desperto, fora um efeito colateral da sua iluminação, e que isso deveria ser incluído nos seus ensinamentos, para o benefício da Humanidade. Ao regressar a casa, experimentou o Reiki na sua família, em pessoa próximas, e – segundo consta – em pessoas que viviam nos bairros mais desfavorecidos, sempre com excelentes resultados.
Mestre Dalila Monteiro
Sou formada em Reiki Omrom, nos níveis 1, 2 e 3, mas decidi enveredar por uma formação mais aprofundada e muito mais depurada daquilo que são as origens do Reiki, tal como ele é. Daí, a minha formação seja bastante mais aprofundada desde que concluí todos os níveis e mestrado em “Reiki Usui Shiki Ryoho”.
A minha formação, tal qual me foi transmitida pelo meu Mestre Paulo Raposo, inclui a tradição deixada por Hawaho Takata e todo o seu método que remonta aos ensinamentos do Reiki tradicional ensinado pelo Mestre Usui, no Japão. Acrescenta algumas práticas tradicionais japonesas, da linhagem de Hiroshi Doi – que me foi passada através do Mestre Paulo Raposo, onde se incluem ainda outras práticas ensinadas diretamente pelo Mestre Tadao Yamaguchi, no seu sistema Jikiden Reiki.
Benefícios e características de Reiki
Qualquer ser humano pode ser um canal de energia Reiki: não existe limite de idade nem qualquer condição previamente exigida.
Após a sintonização energética, podes imediatamente aplicar Reiki a ti mesmo(a) ou aos outros.
O Reiki equilibra os órgãos, as glândulas e as suas funções corporais, fortalecendo o sistema imunológico.
A energia Reiki não é polarizada: não tem positivo ou negativo (Yin e Yang). É uma energia inteligente que equilibra tanto as faltas como os excessos de energia do corpo.
A energia Reiki nunca é enviada ou forçada para dentro do corpo: ela flui como que magneticamente puxada pelo seu recetor.
O Reiki propaga-se como ondas de rádio: por isso pode ser aplicado com sucesso, localmente ou à distância.
Atua de forma eficaz no tratamento de feridas, na regeneração e na cicatrização.
O uso frequente do Reiki amplia e desenvolve a consciência corporal.
O Reiki energiza e não desgasta: esta técnica não se utiliza da energia vital do praticante mas sim da energia vital do Universo.
A energia Reiki não trata apenas a dor ou os sintomas superficiais: vai até às raízes da doença ou do problema.
É uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer outro tipo de terapia ou tratamento convencional.
Não é preciso conhecer-se o diagnóstico médico para se efetuar um tratamento com sucesso.
O Reiki potencia o processo de limpeza, ao mesmo tempo que ativa o sistema de auto-cura do organismo.
O Reiki reforça o resultado dos outros tratamentos: reduz os efeitos negativos colaterais e encurta o tempo de recuperação.